Alimentos nutritivos para amamentar
Tatiana Zanin (Nutricionista)
Os 5 alimentos nutritivos para amamentar por serem ricos em calorias, proteínas e água são:
- Figos e damascos secos, são ricos em Ferro e também muito energéticos;
- Bananas, são ricas em potássio e previne por isso o inchaço, próprio da retenção hídrica;
- Cereais, boa fonte de energia, vitaminas do complexo B e ferro;
- Sementes de girassol, ajuda a cicatrizar os pontos porque são ricas em Zinco;
- Laranja, morango e frutas cítricas, são ricas em vitamina C e ajudam o organismo a combater as infecções.
A alimentação da mamãe no pós parto é importantíssima para a amamentação e também para prevenir a depressão pós parto, muito comum nos primeiro meses de vida do bebê devido ao desgaste e também a alterações hormonais.
O grande segredo da alimentação para melhorar o volume de leite produzido pela mãe é ingerir uma alimentação equilibrada, muita água e além disso o descanso.
A mãe é a única pessoa capaz de saber quanto de descanso, água ou alimentos energéticos são necessários para a melhor produção de leite.
Como ter mais leite materno
Dra. Sheila Sedicias (Ginecologista)
Para ter mais leite materno invista em beber muitos líquidos, a mulher deve beber em média 3.8 L de água por dia. Para incrementar o cardápio, coma mais castanhas, ela tonifica os músculos, aumenta a produção de leite e proporciona muita energia.
Além disso a castanha é boa para a regeneração muscular e para diminuir o cansaço, graças ao alto valor de proteínas, potásssio e vitaminas B e C que possui.
É muito importante que durante os primeiros 21 dias da criança recém-nascida, a mãe consiga amamentar sossegada, sem ter que se preocupar com outras tarefas. Quanto mais a mulher descansar, mais leite irá produzir e assim o seu próprio corpo estará mais habituado as necessidades energéticas da mãe e do bebê.
O segredo está em beber muita água ou líquidos e consumir alimentos que forneçam bastante energia, pois para amamentar a mulher precisará de 500 calorias a mais por dia. Se ela não descansar, produzirá menos leite.
Faça uma alimentação equilibrada rica em frutas, vegetais e cereais integrais assim como aumente a frequência e a duração das mamadas, para estimular o reflexo do hormônio prolactina que aumenta a produção de leite na mãe.
A mãe deve deixar o bebê mamar o maior número de vezes possível, de 10 ou mais num período de 24 horas, sempre que o bebê quiser mesmo à noite.
Lembrando - como fazer mais leite materno:
- beber 3 a 4 litros de líquidos por dia como água, sucos e sopas;
- beber sempre 1 a 2 copos de água após dar de mamar;
- comer alimentos ricos em água como a gelatina;
- comer alimentos com energia e água como a canjica.
Medidas para o sucesso da amamentação
As medidas para o sucesso da amamentação têm como objetivo favorecer a produção adequada de leite materno e incluem:
- Amamentar frequentemente e sempre que o bebê desejar, por livre demanda;
- Oferecer ambos os peitos em cada mamada;
- Amamentar o tempo necessário respeitando o esquema de alternância das mamas;
- Dar ao bebê apenas leite materno nos primeiros 6 meses;
- Evitar chupetas e mamadeiras;
- Descansar sempre que possível para recarregar energias, dormindo no horário de sono do bebê;
- Ingerir bastante líquido como água, gelatina, sopas, sucos ou chá;
- Fazer uma alimentação equilibrada e variada rica em frutas e verduras, que contêm muitas vitaminas e minerais.
Toda a mãe é capaz de produzir leite suficiente para o seu filho - não existe "leite fraco"! sendo que a quantidade de leite produzido é igual ao volume de leite ingerido pela criança. Assim, é muito importante respeitar estas medidas para que a amamentação ocorra de forma saudável.
E...reforçando: O que não comer na amamentação
Tatiana Zanin (Nutricionista)
Saber o que não comer e durante a amamentação é importante para que o bebê não seja prejudicado nutricionalmente, tenha também menos cólicas e menor risco de alergias. Durante a amamentação, a mulher deve evitar comer determinados alimentos, como:
- café ou refrigerantes com cafeína
- chocolate
- bebidas alcoólicas
- medicamentos (sempre sob recomendação médica)
Além disso, a nicotina, presente no cigarro, faz mal ao bebê e por isso a mãe não deve fumar nem durante a gravidez nem na amamentação. Ao comer determinados alimentos o bebê pode ficar mais ou menos agitado. O consumo de cafeína pode fazer com que ele fique mais agitado, pois a cafeína é secretada no leite e é considerada uma substância estimulante.
As bebidas alcoólicas também são secretadas no leite materno e podem prejudicar o sistema renal do bebê, que ainda é pouco desenvolvido. Quanto às alergias, nada melhor do que observar o cocô do bebê para ver se ele é alérgico a algum alimento. Assim, observe-o com atenção diariamente e compare o estado das fezes com o que a mãe comeu nas refeições anteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.