ESCLARECIMENTOS E CURIOSIDADES SOBRE CRIANÇAS


BLOG SOBRE PEDIATRIA E NEUROLOGIA INFANTIL

PARA ESCLARECIMENTOS E CURIOSIDADES SOBRE TODO PRÍNCIPE E PRINCESA QUE RENOVAM O CORAÇÃO DOS SEUS PAIS E FAMILARES


"A Pediatria não é apenas uma atividade médica em seu sentido habitual.
Ela é também, senão sobretudo, um "estado de espírito", que assegura a permanência dos esforços a favor da criança e que tem como alicerce o amor a ela, não o amor que se exprime em prosa e verso, mas que se exterioriza em ação."
PEDRO DE ALCÂNTARA


domingo, 21 de junho de 2015














Palavras ofensivas fazem mais mal do que a palmada
O problema não é brigar, é humilhar a criança, dizendo coisas como “você não presta”
Resultado de imagem para brigas entre pais e filhos

Pesquisa da PUC do Rio Grande do Sul com 10 mil adultos mostrou que ofensas na infância têm consequências mais graves para a criança do que bater.
Segundo reportagem divulgada neste domingo pelo Fantástico (TV Globo), palavras ofensivas e de negligência emocional reduzem em até 30% a autoestima e o otimismo e aumentam em 20% a impulsividade.
Mesmo sendo proibido pela famosa lei da palmada (sim, agressão verbal também está contemplada na lei), segundo a pesquisa, 60% dos brasileiros já sofreram abuso emocional. 
Um estudo de 2013 da Universidade de Pittsburgo e Universidade de Michigan já tinha mostrado que, entre os adolescentes entre 13 e 14 anos com pais que costumam gritar, existe uma taxa maior de mau comportamento e maiores casos com sintomas de depressão.
Claro que às vezes a gente perde a cabeça. Uma das principais culpas que identificamos nas mães era justamente a de gritar. Mas calma: são duas coisas bem diferentes. Dar bronca e limites é fundamental. Ameaçar e ofender o filho é outra história.
A lição que fica é: quando o nervosismo vier, conte até 10. E tenha uma conversa produtiva com seu filho, para que ele entenda o que você está falando e aprenda para agir de maneira diferente da próxima vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.