ESCLARECIMENTOS E CURIOSIDADES SOBRE CRIANÇAS


BLOG SOBRE PEDIATRIA E NEUROLOGIA INFANTIL

PARA ESCLARECIMENTOS E CURIOSIDADES SOBRE TODO PRÍNCIPE E PRINCESA QUE RENOVAM O CORAÇÃO DOS SEUS PAIS E FAMILARES


"A Pediatria não é apenas uma atividade médica em seu sentido habitual.
Ela é também, senão sobretudo, um "estado de espírito", que assegura a permanência dos esforços a favor da criança e que tem como alicerce o amor a ela, não o amor que se exprime em prosa e verso, mas que se exterioriza em ação."
PEDRO DE ALCÂNTARA


terça-feira, 3 de março de 2015

Leites, Compostos Lácteos, Fórmulas Lácteas - Qual o leite ideal? 

Fonte: Dr. Jairo Len (Pediatra)



Resultado de imagem para criança bebendo leite

Entre o nascimento e 1 ano de idade - SEMPRE FÓRMULAS LÁCTEAS


Nesta fase, quando não há leite materno ou em caso de complementação, sempre se deve usar as fórmulas lácteas. São elas o NAN Comfor ou Pró, o Aptamil, Similac e Enfamil. Também são fórmulas o Nestogeno e o Milupa, que, segundo os próprios fabricantes, não atingem o mesmo nível de nutrientes que os primeiros.

Não é recomendável que as crianças abaixo de 1 ano de idade sejam alimentadas com leites integrais ou compostos lácteos. Nesta faixa etária, só fórmulas lácteas.


Entre 1 e 2 anos de idade - FÓRMULA OU COMPOSTOS LÁCTEOS


O ideal, a meu ver, é sempre manter a fórmula láctea. Inclusive há aquelas próprias para esta faixa etária, que é o caso do Aptamil 3 e o NAN 3 Comfor. Mas as crianças que tomam Similac 2 ou Enfamil 2 podem continuar o uso destas. Portanto, fórmulas lácteas são excelentes para a alimentação no segundo ano de vida.

Quando não há boa aceitação da fórmula láctea, outra opção para o segundo ano de vida são os compostos lácteos. São eles o Milnutri (da Danone), Enfagrow (Da Mead Johnson) e o Ninho Fases 1+ (da Nestlé). Compostos lácteos são mais simples que as fórmulas lácteas, mas sem dúvida são melhores que os leites integrais. 


Após os 2 anos de idade

A partir desta idade, a criança pode tomar quaisquer leites, compostos ou fórmulas existentes no mercado. Quem está tomando o Milnutri, Enfagrow ou Ninho Fases 1+ pode manter, idem para Aptamil 3 ou NAN 3 Comfor. Inclusive a Nestlé produz o Ninho Fases para os mais velhos: o Ninho Fases 3+ (acima dos 3 anos), o Ninho Fases 5+ (acima dos 5 anos)
Mas também os leites integrais UHT, em pó ou integrais frescos podem ser usados. Não mais restrições ou indicações específicas.



Tipo de alimento
Faixa etária
Nomes Comerciais
Fórmulas lácteas
Do nascimento até 1 ano de idade
NAN Comfor ou Pró, Aptamil, Enfamil, Similac, Milupa, Nestogeno
Fórmulas lácteas
Entre 1 e 2 anos de idade
Aptamil 3 ou
NAN Comfor 3. Pode-se manter Enfamil 2 ou Similac 2
Compostos lácteos
Opção entre 1 e 2 anos de idade
Milnutri, Enfagrow ou
Ninho Fases 1+
Compostos lácteos
Após os 2 anos de idade, podem ser mantidos
Milnutri, Enfagrow ou Ninho Fases 1+, Ninho Fases 3+ e 5+
Leites Integrais
Opção após os 2 anos de idade
Ninho Integral ou Instantâneo, Leites Integrais UHT ou Frescos.



Tudo bem continuar dando o leite na mamadeira?  Fonte: Babycenter


Você pode aproveitar a mudança no tipo do leite para ensinar a criança que aquele leite é para gente grande (como ela!), que toma o leite no copo, e não na mamadeira (leia aqui boas dicas de como introduzir o copinho).
Mesmo que não consiga fazer a transição de cara, fique com isso na cabeça. A mamadeira não traz só desvantagens para a formação da arcada dentária. Ela também favorece a contaminação por microorganismos -- e aí aparecem aquelas doencinhas gastrointestinais que são tão chatas.
A transição da mamadeira para o copo pode ocorrer a partir dos 6 meses. Nesta idade o bebê já pode receber os sucos de frutas no copo de treinamento, inicialmente com bico flexível e a seguir com bico rígido, passando depois para o copo comum (inclusive com o próprio leite).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.