Os indicadores trazidos pela TIC Kids Online Brasil apontam para a necessidade de conscientização
Texto Isadora Bertolini
Como as crianças e jovens usam a internet? Eles sabem se proteger dos perigos da rede? Para responder essas e outras perguntas, o Comitê Gestor de Internet no Brasil realizou a pesquisa da TIC Kids Online Brasil 2013, realizada com 2261 crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos, e com o mesmo número de pais ou responsáveis. A pesquisa segue o mesmo modelo que foi realizado em 25 países europeus, no ano de 2010, pela EU Kids Online, com algumas adaptações para a realidade brasileira. Foram ouvidos apenas usuários constantes, ou seja, que usam a Internet como parte de seu cotidiano, para levantar dados que tornem a Internet um meio mais seguro.
"A ideia é que essa pesquisa seja refeita anualmente no Brasil, para que possamos comparar resultados e também investigar temas novos. Consumo online, por exemplo, entrará na próxima pesquisa", explica Tatiana Jereissati, coordenadora do projeto. Confira alguns destaques da pesquisa (o resultado completo pode ser consultado no site do CETIC .
1) PARA QUE ELES USAM A INTERNET?
A pesquisa revelou que, entre jovens e crianças de 9 a 17 anos, o uso da Internet é bastante frequente. Conforme as crianças ficam mais velhas, cresce também a taxa de uso diário de internet. Entre nove e dez anos de idade, 49% usa a internet todos os dias. Já entre 15 e 17 anos, a taxa de acesso a internet diariamente aumenta para 74%. É interessante notar, também, que o local mais apontado como fonte de acesso é a sala de casa (68%), enquanto em 2012 o local de maior acesso era a escola. "A grande porta de entrada nessa faixa etária é o uso da internet para trabalhos escolares", explica Tatiana Jereissati. "Isso é uma tendência não exclusiva do Brasil, mas mundial. A escola tem um papel bastante relevante no uso da Internet".
Realmente, 87% das crianças e adolescentes dizem usar a Internet para fazer trabalhos escolares. Em segundo lugar aparece o uso das redes sociais (81%), seguido de pesquisar coisas na internet (80%) e Youtube (68%). Postagens de conteúdo nas redes sociais aparecem em seguida: 56% postam fotos, vídeos ou músicas.
2) COMO É O USO NAS REDES SOCIAIS?
Para os pesquisadores, chamou a atenção o uso de redes sociais no Brasil. Aqui, entre crianças e adolescentes de 9 a 16 anos, 70% possuem um perfil em alguma rede, enquanto a pesquisa europeia mostra 57%. "Essa relação específica entre brasileiros e redes sociais ainda causa muita discussão entre os especialistas", diz explica Tatiana Jereissati, coordenadora da pesquisa..
Entre esses que possuem seu próprio perfil, 42% têm suas informações privadas (acessíveis apenas com uma solicitação de amizade), 31% são parcialmente privados e 25% são públicos. Apenas 2% desconhecem as configurações de perfil de uma rede social.
Ainda nesse tema, a pesquisa mostrou que 86% possui no perfil uma foto que mostre claramente o rosto, 79% colocam o sobrenome e 57% declaram uma idade que não é verdadeira. A escola em que estuda aparece em 28% dos perfis, o endereço de forma pública aparece em 13% e o telefone, 12%.
Selecionada a faixa de 11 a 16 anos, 23% já tiveram contato na Internet com alguém que não conhecia pessoalmente. Dessa porcentagem, um em cada quatro adolescentes encontrou-se ao vivo com essa pessoa.
3) COMO OS PAIS VEEM O USO DA INTERNET PELOS FILHOS?
"71% dos pais acha que seu filho usa a internet com segurança, o que não condiz com a realidade", aponta Tatiana Jereissati, coordenadora da pesquisa. "E apenas 7% acredita ser muito provável que o filho passe por algum incômodo ou constrangimento na Internet nos próximos 6 meses". Esses percentuais mostram, segundo Tatiana, que falta conscientização quanto ao uso da Internet entre os pais, pois o tema ainda é pouco debatido.
Outro indicador da pesquisa mostra quais são as fontes utilizadas pelos pais para a obtenção de informações sobre uso seguro da Internet. 52% disseram utilizar a TV, o rádio, jornais e revistas, enquanto 37% se informam em conversas com familiares e amigos. A terceira fonte mais utilizada é a escola, 28%. Já 18% dos pais não buscam informações sobre o assunto.
E quando perguntados sobre quais seriam as fontes mais desejadas para a obtenção dessas informações, a escola aparece em primeiro lugar, com 61%. 57% indica a TV, rádio, jornais e revistas, e 30% menciona o governo. "Isso mostra que os pais percebem a importância da escola para esse trabalho de conscientização, e que há uma demanda por esse tipo de informação", conclui Tatiana.
4) QUAL A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DA INTERNET?
"A pesquisa mostrou que é preciso disseminar esse dados para pautar discussões a respeito do uso da Internet", diz Tatiana Jereissati, coordenadora do projeto. "Ainda estamos em um estágio de conscientização inicial, que pode demorar para ver resultados, mas é importante que as escolas entrem nesse processo". Em agosto de 2012, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, publicou uma cartilha sobre segurança na Internet que pode ser baixada e utilizada gratuitamente pelos pais e pelas escolas. Outras dicas podem ser encontradas no conteúdo do siteinternetsegura.br . O material divulgado pela TIC Kids Online Brasil também pode ser acessado livremente, para ser assunto de conversa entre pais e filhos e professores e alunos.
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