ESCLARECIMENTOS E CURIOSIDADES SOBRE CRIANÇAS


BLOG SOBRE PEDIATRIA E NEUROLOGIA INFANTIL

PARA ESCLARECIMENTOS E CURIOSIDADES SOBRE TODO PRÍNCIPE E PRINCESA QUE RENOVAM O CORAÇÃO DOS SEUS PAIS E FAMILARES


"A Pediatria não é apenas uma atividade médica em seu sentido habitual.
Ela é também, senão sobretudo, um "estado de espírito", que assegura a permanência dos esforços a favor da criança e que tem como alicerce o amor a ela, não o amor que se exprime em prosa e verso, mas que se exterioriza em ação."
PEDRO DE ALCÂNTARA


segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Motivos para o bebê dormir à tarde




Não deixe ninguém chamar seu baixinho de dorminhoco por causa da (invejável!) sesta que ele faz toda tarde. Pelo contrário, comemore essa atitude, que não só traz inúmeros benefícios para ele, mas para você também.

“O sono permite que a criança descanse e se reestabeleça para as outras atividades e ajuda a garantir um comportamento mais tranquilo, menos ansioso e sonolento. Além disso, contribui para o crescimento e desenvolvimento dos ossos, músculos e todos os órgãos, com destaque para o cérebro ao favorecer o aprendizado, a memória e o aumento da criatividade”, lista a pediatra especialista em medicina intensiva, hebiatria e nutrição - Dra. Kátia Jarandilha dos Santos - coordenadora médica da UTI pediátrica do Hospital Samaritano.


Outro motivo para realmente não acreditar que tem um preguiçosinho em casa é que até os 3 anos de idade é natural a criança dormir cerca de 12 horas por dia. “Nessa faixa etária o sono noturno já está consolidado e a sesta dura mais ou menos uma hora, sendo que o ideal seria se prolongar por duas horas. A partir daí, há uma redução progressiva até que ela deixa de acontecer por volta dos 4 anos”, diz a médica. 


Ele não dorme?


Até os 3 anos de idade os pais devem insistir para que o filho mantenha o hábito da sesta. Mas se há dificuldade do pequeno fechar os olhos vale a pena investir num conjunto de hábitos chamados de higiene do sono. “Isso significa manter a regularidade de horário e duração do sono e cuidar do quarto, mantendo-o escuro, limpo, silencioso, com temperatura ambiente mais para a fria, cama apropriada à idade e poucas cobertas”, orienta a doutora Kátia. 


Também ajuda a embalar o descanso evitar televisão, rádio, atividade física vigorosa na hora anterior ao descanso, não usar o colchão como local de brincadeiras, estabelecer um ritual, que inclua, por exemplo, banho morno seguido da última refeição, escovação dos dentes, colocação do pijama, ida ao banheiro, histórias suaves e, se for o caso, o ‘companheiro’ do sono, como um brinquedo macio ou um paninho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.