ESCLARECIMENTOS E CURIOSIDADES SOBRE CRIANÇAS


BLOG SOBRE PEDIATRIA E NEUROLOGIA INFANTIL

PARA ESCLARECIMENTOS E CURIOSIDADES SOBRE TODO PRÍNCIPE E PRINCESA QUE RENOVAM O CORAÇÃO DOS SEUS PAIS E FAMILARES


"A Pediatria não é apenas uma atividade médica em seu sentido habitual.
Ela é também, senão sobretudo, um "estado de espírito", que assegura a permanência dos esforços a favor da criança e que tem como alicerce o amor a ela, não o amor que se exprime em prosa e verso, mas que se exterioriza em ação."
PEDRO DE ALCÂNTARA


quarta-feira, 23 de julho de 2014

Fases do Leite Materno



Entenda as variações que ocorrem ao longo da amamentação e por que seu leite não é "fraco ou ralo" para o seu bebê

Você sabia que o leite materno muda de composição, coloração e consistência ao longo do período de amamentação?

Essa variação que ocorre com o leite materno é comum e se divide em três fases principais:

Primeira fase: o leite materno é chamado de colostro, este é secretado nos dois ou três primeiros dias após o parto. Tem aparência ligeiramente transparente e consistência mais líquida, o que leva muitas mães a pensarem que o seu leite está “fraco”, quando na verdade não há nada de errado com ele. Este leite contém os mesmos nutrientes que o leite maduro, porém com mais proteínas e menos gordura, sem deixar de atender às necessidades nutricionais do bebe neste período.

Segunda fase: o leite é chamado de leite de transição, ele apresenta maior volume por mamada quando comparado ao colostro. Nessa fase o leite sofre alterações nutricionais graduais entre as características do colostro para o leite maduro, como a diminuição dos índices de proteína e aumento de gorduras e carboidratos.

Terceira fase: o leite é chamado de leite maduro, se inicia por volta do 25° dia, tem aparência mais esbranquiçada e é mais consistente que o colostro. O leite materno contém nutrientes em proporções que acompanham a maturidade do sistema digestivo e as necessidades nutricionais do bebê para que ele possa crescer e se desenvolver.

Além disso, ao longo da mamada o leite apresenta composição e aparência diferente: no início é mais aguado e ajuda a saciar a sede do bebê enquanto o leite do final da mamada, o chamado leite posterior é rico em gordura e possui mais calorias e nutrientes. Ambos os leites são fundamentais para seu filho, desta maneira, é importante que o bebê esvazie o leite da mama a cada mamada para garantir a ingestão adequada dos nutrientes e a saciedade.

Cabe lembrar que a todo o momento o leite materno oferece elementos que o bebê precisa. Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde o aleitamento exclusivo deve permanecer até o sexto mês de vida, e a amamentação deve ocorrer até dois anos ou mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.