ESCLARECIMENTOS E CURIOSIDADES SOBRE CRIANÇAS


BLOG SOBRE PEDIATRIA E NEUROLOGIA INFANTIL

PARA ESCLARECIMENTOS E CURIOSIDADES SOBRE TODO PRÍNCIPE E PRINCESA QUE RENOVAM O CORAÇÃO DOS SEUS PAIS E FAMILARES


"A Pediatria não é apenas uma atividade médica em seu sentido habitual.
Ela é também, senão sobretudo, um "estado de espírito", que assegura a permanência dos esforços a favor da criança e que tem como alicerce o amor a ela, não o amor que se exprime em prosa e verso, mas que se exterioriza em ação."
PEDRO DE ALCÂNTARA


domingo, 29 de junho de 2014

SUPERNANNY - É muita responsabilidade.

"O que, de fato, ocorreu foi uma urbanização dos costumes. O isolamento aumentou e os núcleos familiares diminuíram. Quando a 20 ou 30 anos atrás viviam em um mesmo lar: avós, pais, mães, tios e mais uma dezena de irmãos hoje vivem apenas os pais e a criança.
Subitamente a responsabilidade pela formação do caráter recaiu apenas sobre os ombros de dois indivíduos: Mãe e, às vezes, pai. Ninguém aprende na escola como se deve criar filho, aprende-se na prática. Com a experiência e com a prática. Contudo, fica difícil inovar, educar e contrariar uma criança quando a responsabilidade por todo e qualquer erro é exclusivamente de papai e mamãe. Estes preferem deixar rédeas mais soltas a ouvirem um choro ou uma birra mais forte. Para agravar a situação o individualismo impele pais e mães – agora urbanos - a não aceitarem interferências de vovós e titias menos urbanizadas. Os pais desejam toda a imensa responsabilidade para si. Querem ter o direito e a arrogância de errarem sozinhos.
Crianças mal educadas, birrentas, que não sabem ser frustradas e que não sabem CONVIVER com as diferenças entre pessoas e suas personalidades. É aí que se verifica o quanto a sociedade de consumo infla os egos a tal ponto que não conseguem conviver 3 ou 4 egos inflados em uma mesma casa. Falta espaço físico e psíquico. O conforto da rotina não permite que vovós idosas e titias menos instruídas dêem seus pitacos. A rotina baseia-se na necessidade de estar sempre certo e decidido; nunca errado e indeciso. Isto faz com que as falhas mais toscas sejam aceitas como acertos brilhantes. É errar, mas errar com “categoria”.
supernanny - Este produto televisivo mostra uma mulher com toda experiência e liberdade para interferir na rotina da casa e na educação da criança. Mas o que ela mais faz e o faz melhor é educar os pais... . É neles que ela percebe as maiores falhas. " (Antônio Vasco 2007)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.